NIJ - o que é?

O Instituto Nacional de Justiça (NIJ) é a agência de pesquisa, desenvolvimento e avaliação do Departamento de Justiça do EUA .

O objetivo do NIJ é fornecer conhecimento e ferramentas objetivas e independentes para informar o sistema de defesa e segurança pública sobre como se manter seguro e reduzir o crime.

O NIJ realiza pesquisas independentes sobre a resistência balística de coletes à prova de balas com a ajuda do Office of Law Enforcement Standards (OLES).

O atributo mais importante do NIJ é sua capacidade de permanecer objetivo e apenas tomar decisões com base em pesquisa e experimentação científica. 

A então cria normas e especificação técnica para estabelecer os requisitos mínimos de desempenho de equipamentos de proteção balística, como coletes à prova de balas.

Essa norma define os níveis de resistência e capacidade de parada balística que esses equipamentos devem apresentar para fornecer uma proteção adequada.

Esta pesquisa e financiamento são projetados para salvar vidas e melhorar a qualidade da justiça que nossas agências de segurança pública podem oferecer.

É por isso que toda empresa do mundo que deseja vender blindagem balística nos Estados Unidos deve atender aos requisitos estabelecidos pelo NIJ.

Se você estiver procurando por uma empresa que venda blindagem, certifique-se de que ela possa fornecer a carta de aprovação do NIJ. 

O Brasil e vários países no mundo se orientam pelas diretrizes dessa agencia para a o desenvolvimento e produção de coletes balísticos.

O órgão responsável pela fiscalização e aprovação no Brasil é o Exército Brasileiro através do CAEX que testa e fiscaliza os fabricantes sendo necessário uma certificação a parte para que possa ser produzido o material balístico em território nacional.

como o nij funciona?

Depois que a pesquisa é realizada, o NIJ traduz suas descobertas em publicações para informar o público e outras agências governamentais sobre suas descobertas. 

A pesquisa é entregue ao FBI e às comunidades policiais locais para trabalhar na prevenção e redução da atividade criminosa dentro de suas jurisdições. 

O NIJ trabalhará para aprender quais técnicas  funcionam melhor na prevenção de futuras atividades criminosas.  


O NIJ tem sido o único órgão governamental a pesquisar, testar e regular o uso de coletes à prova de balas nos Estados Unidos desde 1972.

O mundo segue essas normas criadas pelo NIJ.

O NIJ é diretamente responsável pela criação do primeiro e único padrão para coletes à prova de balas policiais no país.

Por meio de pesquisas científicas e testes independentes, o NIJ é responsável pela implementação bem-sucedida de armaduras policiais que salvaram vidas em todo o mundo.

Com seu sucesso na criação de coletes à prova de balas para policiais, o NIJ criou uma lista abrangente de coletes à prova de balas para policiais e militares dos Estados Unidos.

Os avanços feitos em blindagem balística são um exemplo do nº 3 de Desafios Estratégicos e Agenda de Pesquisa.

o nij e o colete balísco -tarduzindo o conhecimento em prática

Os coletes à prova de balas cobertos por este padrão são classificados em sete classes, ou tipos, por nível de desempenho balístico.

A ameaça balística representada por uma bala depende, entre outras coisas, de sua composição, forma, calibre, massa, ângulo de incidência e velocidade de impacto.

Devido à grande variedade de balas e cartuchos disponíveis em um determinado calibre e devido à existência de munição carregada à mão, os coletes balísticos que seguram uma rodada de teste padrão podem não segurar outras cargas do mesmo calibre.

Por exemplo, uma blindagem que impede a penetração completa por uma rodada de teste de 40 S&W pode ou não segurar uma rodada de teste de 40 S&W com maior velocidade.

Em geral, um colete balístico que segura uma determinada bala de chumbo pode não resistir à penetração completa de outras balas do mesmo calibre de construção ou configuração diferente.

A munição de teste especificada neste padrão representa ameaças gerais e comuns aos policiais.

A partir do ano 2000, coletes à prova de balas adequados para uso em tempo integral durante todo o turno de serviço estão disponíveis nas classificações Tipos I, IIA, II e IIIA, que fornecem níveis crescentes de proteção contra ameaças de armas de fogo.

O colete à prova de bala tipo I, que foi lançado pela primeira vez durante o projeto de demonstração do NIJ em 1975, é o nível mínimo de proteção que qualquer policial deve ter.

Policiais que buscam proteção contra munição de 9 mm e 40 S&W de baixa velocidade geralmente usam coletes balísticos tipo IIA. Para proteção contra munição de 357 Magnum de alta velocidade e munição de 9 mm de alta velocidade, os policiais tradicionalmente selecionam coletes tipo II.

O colete tipo IIIA fornece o mais alto nível de proteção disponível em coletes balísticos ocultáveis e fornece proteção contra munição de 9 mm e 44 Magnum de alta velocidade.

Os coletes tipo IIIA são adequados para uso rotineiro em muitas situações; no entanto, os departamentos localizados em climas quentes e úmidos podem precisar avaliar cuidadosamente o uso de coletes à prova de bala Tipo IIIA para seus ofpoliciais.

As blindagens dos tipos III e IV, que protegem contra disparos de fuzil de alta potência, destinam-se claramente ao uso apenas em situações táticas quando a ameaça justifica tal proteção (consulte o ap. C).

A classificação de um painel de blindagem que fornece dois ou mais níveis de proteção balística NIJ em diferentes locais do painel balístico deve ser a da proteção balística mínima fornecida em qualquer local do painel.

padronização de testes

A norma tem o propósito de especificar também o equipamento e as técnicas a serem usadas por agentes de teste certificados e aprovados pelo NIJ para qualificar modelos de coletes à prova de balas.

 Para alcançar a conformidade do NIJ com este padrão, cada modelo de blindagem submetido deve completar com sucesso uma série de testes de desempenho em duas partes.

primeira série

A primeira série de testes, P-BFS, é projetada para medir o desempenho balístico geral da blindagem de acordo com os critérios de aprovação/reprovação

Segunda série

A segunda série de testes, determinação de linha de base BL, é um teste para falha de penetração e é projetada para medir estatisticamente o desempenho de penetração. Nenhum critério de aprovação/reprovação é anexado à parte BL do teste.

você mais seguro

A NIJ desempenha um papel fundamental, pois estabelece os critérios para garantir a confiabilidade e a eficácia dos equipamentos balísticos. 

Ao entender os requisitos da norma NIJ, os compradores podem fazer escolhas bem fundamentadas e adquirir produtos de qualidade que ofereçam a proteção necessária.